Acontece em Porto Alegre, na próxima quarta-feira, 10 de agosto, o “1º Leilão de Fotografias — um olhar sócio-cultural”, que apresenta as tendências fotográficas a partir da visão de profissionais brasileiros sobre o mundo, entre os quais Walter Firmo, Sebastião Salgado e Evandro Teixeira. O evento começa às 19h, no Centro Cultural Palacinho, na Av. Cristóvão Colombo n° 300, em Porto Alegre.
Com curadoria do fotógrafo Carlos Carvalho, e como leiloeiro o jornalista Paulo Gasparotto, o “1º Leilão de Fotografias — um olhar sócio-cultural”, destinará toda a sua arrecadação para o projeto do fotógrafo João Ripper, que visa a inserir a fotografia na vida de jovens que não têm acesso à arte fotográfica no Brasil. O primeiro projeto no Rio Grande do Sul será realizado na FASE, na próxima semana, em Porto Alegre.
Imagens de Sebastião Salgado, Luiz Carlos Felizardo e da Primeira-Dama Sandra Genro compõem esse acervo, que contará com lances iniciais 50% abaixo do valor de mercado, e será transmitido ao vivo pela Galeria Imã em São Paulo e pelo Atelier da Imagem no Rio de Janeiro.
Os colecionadores irão disputar também obras dos fotógrafos Walter Firmo, Evandro Teixeira, Rogério Reis, Milton Guran e Nair Benedicto e os gaúchos Flavio Damm, entre outros.
O evento também vai contar com uma obra do fotógrafo brasileiro Alécio de Andrade, já morto, que, radicado em Paris, trabalhou na lendária Agência Magnum. Patrícia Newcomer, viúva do fotógrafo brasileiro, ao saber do leilão solidário, fez questão de enviar uma foto de Alécio, que retrata o poeta Vinícius de Moraes, em Paris.
Algumas obras especiais e que devem ser motivo de cobiça dos colecionadores chamam a atenção no leilão: duas fotos do músico gaúcho Bebeto Alves, que agora se dedica também à fotografia; uma foto vintage, 18 x 24, assinada pelo mestre do fotojornalismo José Medeiros (doação pessoal do fotógrafo gaúcho Flavio Damm), do tempo em que ele ainda trabalhava na revista O Cruzeiro.
Haverá também uma obra 18 x 24 do mestre baiano Mario Cravo Neto (doação do pesquisador e crítico de fotografia e também colecionador Rubens Fernandes Júnior); e uma obra única assinada pelo escritor Luis Fernando Veríssimo sobre a arte da fotografia, impressa em papel algodão em pigmento mineral de longa duração. O nome da foto é “A imagem escrita”.
O leilão será transmitido via teleconferência para dois pontos: um em São Paulo, na Galeria Imã, na Vila Madalena; e outro no Rio de Janeiro, na Galeria do Atelier da Imagem, na Urca. Através da teleconferência, os colecionadores das duas cidades poderão dar lances e adquirir as obras leiloadas.
Serviço:
Fotógrafos — Adriana Medeiros, Adriane Vasquez, Adriano Rodrigues, Alécio de Andrade, Álvaro Vilela, Bebeto Alves Beatriz Sallet, Beliza Boniatti, Carlos Carvalho, Cassio Vasconcelos, Cesar Barreto, Christina Bocayuva, Cia de Foto, Custódio Coimbra, Daniel de Andrade, Eduardo Seidl, Edson Vara, Egberto Nogueira, Fábio Caffé, Fernanda Chemale, Fernando Bueno, Fernando Schmitt, Flavio Damm, Guilhermo Planel, Guy Veloso, Januário Garcia, João Bittar, João Urban, José Medeiros, Júlio Bittencourt, Juvenal Pereira, Karina Kunze, Kita Pedroza, Kitty Paranaguá, LeopoldoPlentz, Luis Fernando Veríssimo, Luiz Abreu, Luiz Carlos Felizardo, Luiz Achutti, Marcelo Buainain, Mario Cravo neto, Marizilda Crupe, Nair Benedicto, Patrícia Gouvêa, Paulo Backes, Pedro David, Ratão Diniz, Renan Cepeda, Ricardo Azoury, Ripper, Rogério Reis, Rosângela Rennó, Sandra Genro, Sebastião Salgado, Severino Silva, Tasdeu Vilani, Tiago Santana
O que: 1º Leilão de Fotos — Um Olhar Sócio Cultural
Quando: 10 de agosto de 2011 — 19h
Onde: Palácio Santo Maneguetti
Endereço: Av. Cristóvão Colombo, 300
Telefone: (51) 3323-6729/ 37
Porto Alegre – RS