20/05/2010
A edição deste domingo, dia 23, apresentará as mudanças introduzidas pela reforma gráfica e editorial que comemora os 85 anos da publicação. Novos suplementos, colunas e colaboradores fazem parte da estratégia que objetiva, de acordo com o jornal, oferecer um produto mais fácil de ler e com visual homogêneo.
A última reforma gráfica da Folha foi promovida em 1996, quando o jornal passou a ser totalmente impresso em cores.
Ao longo da semana o jornal passará a publicar 13 suplementos e revistas, encartados gratuitamente.
O caderno “Brasil” passa a se chamar “Poder”, direcionado ao Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, religião, meio ambiente, movimentos sociais e sociedade civil, editado pela jornalista Vera Magalhães. O Diretor-executivo da ONG Transparência Brasil, Cláudio Weber Abramo, e a atriz Fernanda Torres passam a escrever em “Poder”.
O caderno “Dinheiro”, editado pelo jornalista Raul Juste Lores, mudou para “Mercado”, e vai receber 15 novos colunistas, entre eles, o empresário Eike Batista, Fábio Barbosa, Presidente da Federação Brasileira de Bancos — Febraban, e do Banco Santander no Brasil, o Deputado Antonio Palocci, ex-Ministro da Fazenda, e o publicitário Nizan Guanaes.
A coluna “Mercado Aberto”, editada pela jornalista Maria Cristina Frias, apresentará novas seções e ocupará uma página inteira, exceto aos sábados quando será publicada “Cifras e Letras”, dedicada a livros de economia, administração, negócios e carreiras.
“Mercado” trará ainda a seção diária “Commodities”, com as tendências do setor.
O “FolhaInvest”, que circula às segundas-feiras, também ganhou reforços. A consultora Márcia Dessen escreverá semanalmente uma coluna dedicada à educação financeira e aos investimentos dos leitores. Outros dois novos colunistas, quinzenais, serão Maria Ines Dolci, especialista em Direito do Consumidor, e Gustavo Cerbasi, em finanças pessoais.
Outras novidades estarão em “Cotidiano” — com coluna quinzenal sobre acessibilidade assinada por Jairo Marques, responsável pelo blog “Assim como Você”, no Folha Online — e em “Ilustrada”, com a cronista Vanessa Barbara, que fará critica de TV aos domingos.
—Minha intenção é tentar aliar um formato mais leve, de crônica, ao texto mais tradicional de crítica de TV”, diz Vanessa, autora de “O Livro Amarelo do Terminal”, vencedor do Prêmio Jabuti na categoria Reportagem.
O caderno “Ilustríssima” circulará aos domingos no lugar de “Mais!”, que completaria 18 anos. O novo produto reunirá ensaios, textos ficcionais, poesia, dramaturgia e quadrinhos, editado pelo jornalista Paulo Werneck.
—O caderno aposta na convivência de gerações, de linguagens e pontos de vista divergentes para produzir um jornalismo cultural que seja crítico, reflexivo e de leitura prazerosa, sublinha Werneck.
“Informática”, que circulava às quartas-feiras, será substituído pelo “Tec”, editado pelo jornalista Rodolfo Lucena, com reportagens e entrevistas sobre o mercado de tecnologia, cobertura extensiva de redes sociais, novos games, tendências de mercado e negócios.
A “Revista da Folha” será substituída pela “São Paulo” — a partir do dia 6, direcionada ao leitor da capital paulista, com matérias sobre a cidade, urbanismo, trânsito, meio ambiente, cultura, personagens da vida paulistana, dicas de gastronomia, cultura e lazer. O extinto suplemento “Vitrine” retorna em “São Paulo”, com informações sobre liquidações, tendências, novos produtos e críticas de lojas.
Editada pela jornalista Beatriz Peres, subordinada a Cleusa Turra, “São Paulo” terá novos colunistas e novidades no projeto gráfico.
O suplemento “Equilíbrio”, que circulava às quintas-feiras, passará a ser publicado às terças, também com mudanças. Por esta razão, deixará de circular excepcionalmente nesta semana.
Seguindo a estratégia de reformulação, as redações das versões impressa e online da Folha estão unificadas desde o último mês de abril.
—É um passo importante na direção de um jornalismo mais conciso e agradável, e que atenda melhor às necessidades do leitor, destaca o Editor-executivo da Folha, Sérgio D’Ávila.
A reforma gráfica e editorial atinge também o site Folha Online que passa a se chamar Folha.com, com novo layout, mais espaço para notícias, para a participação do leitor e para as redes sociais, como Facebook, Orkut e Twitter, além de uma versão para o iPad.
O conteúdo editorial do site foi ampliado em 30% e o espaço para vídeos, fotos e áudios duplicou. As mudanças pretendem ainda facilitar a navegação e otimizar o tempo de leitura.