Filie-se à ABI



REQUISITOS PARA SE ASSOCIAR À ABI

 Sócio Efetivo

1) Ter diploma de bacharel em Jornalismo ou declaração da faculdade (no caso dos recém-formados); ou

2) Atuar como jornalista com registro profissional expedido pelo Ministério do Trabalho, antes da decisão do STF que dispensou a exigência do diploma.

O candidato deve enviar cópia do diploma/declaração da faculdade ou do registro profissional na Carteira de Trabalho.

Colaboradores
a) Alunos dos cursos superiores de Jornalismo – Nesses casos há necessidade de enviar uma declaração da faculdade informando o curso e período em que o candidato está inscrito (ou comprovante de matrícula no semestre em que solicita a filiação).

b) Profissionais que produzam jornalismo, diretores ou proprietários que, sem registro (ou registro posterior a 18/06/2009) e sem diploma de jornalista, colaborem ou dirijam veículos de caráter jornalístico, sejam eles impressos, eletrônicos ou de qualquer outra forma, mas em conformidade com os princípios da ABI.

Para os profissionais que produzem jornalismo, o pedido tem que ser instruído com cópia de três trabalhos (matérias em jornal, revista, site ou blog – pode ser o link -,vídeos, reportagens radiofônicas etc.), com a identificação do candidato a sócio como autor; no caso de diretores e proprietários de órgãos de comunicação, cópia do expediente do veículo, especificando a função do proponente.

PARA TODOS OS CASOS – sócios efetivos e colaboradores – há necessidade de se enviar, junto com a proposta online, foto 3×4, cópia da carteira de identidade, CPF, comprovante de endereço, além de cópia legível dos documentos solicitados.

O pedido será apreciado pela Comissão de Sindicância, que se reserva o direito de solicitar comprovação de atuação do candidato em jornal, revista, agência noticiosa, empresa radiofônica, assessoria de imprensa ou comunicação social ou em mídias eletrônicas, seja através de contrato na Carteira de Trabalho, cópia de trabalhos jornalísticos realizados por ele ou cópia do expediente ou contrato social da empresa, quando se tratar de diretor ou proprietário. A Comissão também pode pedir outros documentos, conforme o caso.

Estado Civil:
SolteiroCasadoViúvoDivorciado

Categoria de sócio:
EfetivoColaborador

Já foi associado da abi?
SimNão

Como quer efetuar o pagamento?
AnualMensal