19/07/2017
O Facebook anunciou no último dia 18 que, a partir de agora, páginas da rede social não poderão mais substituir informações originais dos links que compartilharem. Até então, era possível trocar dados como o título do texto, imagem e descrição das postagens originais.
A Folha de S.Paulo publicou que a nova regra não se aplicará a páginas que se identificam para a rede como uma publicação de mídia, que ainda poderão modificar o conteúdo da postagem na hora do compartilhamento. Em nota, porém, o Facebook afirma que os veículos que abusarem dessa funcionalidade, distorcendo o conteúdo, perderão o privilégio de continuar modificando os dados dos links.
A medida está dentre as tomadas no combate às ‘fake news’ (notícias falsas), tema cujo debate se ampliou após as eleições norte-americanas. Em maio, o Facebook já havia anunciado que usaria robôs para diminuir o impacto de manchetes exageradas, não fieis à realidade.
A mudança vem em um momento em que Google e Facebook buscam ampliar suas parcerias com jornais, após serem acusados, nos EUA, de formarem “um duopólio que está absorvendo toda a receita publicitária”.
Relatório publicado em junho pelo Instituto Reuters, da Universidade de Oxford (Reino Unido), diz que os usuários de redes sociais sentem que a combinação de “falta de regras e algoritmos virais” estimula a baixa qualidade e a propagação de notícias falsas.