09/12/2016
“O Estadão não é uma loja de shopping, como seus principais concorrentes. Tudo bem que é nos Jardins, mas uma loja de rua, que precisa estar sempre criando formas diferentes para atrair os clientes. Por outro lado, tem uma história de quase 142 anos de jornalismo de qualidade, o que garante credibilidade ao que produz”. A explicação de Luis Fernando Bovo, editor executivo de Mídias Digitais do Grupo Estado, serve como pano de fundo para o lançamento de três produtos do jornal esta semana, que enfatizam o foco da empresa, cada vez mais centrado na área digital: o aplicativo Estadão Realidade Virtual, o caderno interativo O Brasil que o Brasil quer e a newsletter Estadão Noite.
“Um novo olhar na forma de ler e ver suas matérias”. Assim o jornal apresentou duas novidades em sua mais recente incursão tecnológica, que possibilitam ao leitor “entrar” nas reportagens. Na segunda-feira (5/12), o público recebeu o caderno interativo da série O Brasil que o Brasil quer, patrocinado pela Siemens, com vídeos, áudios, infográficos interativos e galeria de fotos, além de eventos e boletins da Rádio Estadão. Na terça-feira (6/12), foi a vez do Estadão Realidade Virtual, com um especial de aventura produzido pela blogueira Karina Oliani em Bonito (MS), e patrocínio da Mitsubishi.
No primeiro, o leitor baixa o aplicativo no seu smartphone, posiciona o aparelho sobre o jornal e começa a viagem pelo material exclusivo. No segundo, além de baixar o aplicativo no telefone, o leitor deve usar óculos de realidade virtual para ter um experimento imersivo em quatro atividades diferentes na companhia da apresentadora: trilha 4X4, rapel, mergulho e rafting. Há também alternativa para os que não tiverem os óculos, pois o material também é reproduzido na TV Estadão, no Instagram e no Facebook do jornal. Os aplicativos Estadão Realidade Virtual e Caderno Interativo podem ser baixados gratuitamente para os sistemas Android e IOS.
Assinantes do Estadão têm direito a desconto na compra dos óculos de RV. O terceiro lançamento, Estadão Noite, boletim vespertino diário com um resumo crítico dos fatos mais relevantes do Brasil e do mundo, também estreou na segunda-feira (5).
Antes exclusivo para smartphones e tablets, é agora enviado de segunda a sexta-feira, às 20h, em formato de newsletter, direto ao e-mail do leitor. Para receber, basta se cadastrar no www. estadao.com.br/e/news e escolher a opção Estadão Noite entre as newsletters disponíveis. Segundo Bovo, o objetivo é atrair leitores não assinantes para que assinem, pois o projeto se enquadra no paywall, com limites de matérias que podem ser lidas por quem não é assinante. A editora é a Tatiana Gerassimenko.
Blog dos Colégios
Bovo diz que o foco do jornal continua a ser contar boas histórias, o que faz com qualidade há quase 150 anos, mas agora com ouso intensivo da tecnologia e dos recursos que ela proporciona: “Monitoramos o mercado em tempo real e temos agilidade de resposta sempre que detectamos uma necessidade ou oportunidade”. Ele ressalta ainda a importância da integração das áreas para que isso funcione, tanto que semanalmente se reúne com Comercial, Marketing, TI e outras que tenham interface com os produtos ou serviços em curso. u E são diversas essas iniciativas, algumas até sem ligação direta com o jornal, mas que se viabilizam por essa forma desengessada de atuação, muitas vezes sob demanda. Um dos exemplos nesse sentido é o Blog dos Colégios, que está completando um ano de vida, tendo atualmente a participação de 50 colégios de São Paulo. Eles ficam alojados dentro do canal Educação e geram conteúdos e discussões próprias, sem interferência do jornal. O que este faz é dar visibilidade e audiência para as ações. É aberto a qualquer escola e não tem custo. Neles, pode-se ver o que de mais importante está sendo discutido nessas escolas. u Também está sob a supervisão da área de Mídias Digitais o Manchetes Estadão, boletim gratuito, editado três vezes ao dia, de segunda a sexta-feira, que já conta com dez mil inscritos e vaipor WhatsApp. Começou em abril e tem uma audiência muito maior do que os inscritos, porque muitos compartilham os boletins em suas redes de amigos e profissionais.
E o Estadão+, relançado no começo do ano, focado em cultura pop e que fica alojado no Estadão.com. Contempla blogs de comportamento, moda e tem uma newsletter própria para atrair leitura. A editora é Charlise Moraes.
A Agência Estado, que responde por grande parte dessas ações, vem mudando o perfil nos últimos anos, até mesmo o nome. Hoje, além do Broadcast, produto que destina ao mercado financeiro, com informações e por WhatsApp.
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