O Énois, laboratório de conteúdo focado em ações de diversidade no jornalismo, lança nesta semana a Régua da Diversidade, uma metodologia que possibilita medir a efetividade e o impacto das mudanças estruturais nos projetos de gestão, produção e distribuição de uma organização do setor.
A plataforma é gratuita, e visa diagnosticar e acompanhar o sucesso de iniciativas de diversidade na América Latina. Ela também oferecerá ações práticas para ampliar a representatividade no jornalismo, e será oficialmente apresentada em uma live na próxima quinta-feira (17), às 18h.
Crédito:Freepic
Redações terão acesso a nova ferramenta para acompanhar ações de diversidade
A Régua é uma entre as ações que compõem o Programa Diversidade nas Redações, apoiado e financiado pelo Google News Initiative, que uniu 10 redações e 10 repórteres para dar o primeiro passo rumo a uma maior diversidade e representatividade na produção de conteúdo.
“O que fizemos foi criar uma metodologia para que fosse possível tanto identificar necessidades, quanto saber se essas ações se tornaram frequentes ao longo do tempo. Isso, com a ajuda da tecnologia, pode tornar o processo menos trabalhoso”, afirma Jamile Santana, criadora da metodologia e analista de dados e impacto da Énois.
A Régua consegue identificar o sucesso das ações de diversidade e o caminho que a empresa deve percorrer; rastrear de forma mais efetiva os impactos das ações já adotadas; obter dados para nortear ações estratégicas; ter insumos para prestação de contas, busca por financiadores ou divulgação para o público.
As primeiras 20 redações a usarem a Régua também ganharão uma consultoria gratuita com a Énois, e serão integradas em uma rede de gestores engajados nessas iniciativas. Para utilizar a plataforma, basta adicionar dados do veículo e do responsável, responder perguntas objetivas sobre o que já é utilizado na redação e aguardar pelo resultado.