O prédio da RPC TV Maringá, emissora afiliada da Rede Globo no Paraná, foi atingido por 15 tiros na madrugada desta terça-feira, dia 30, por volta de 1h da manhã. De acordo com a polícia, os disparos foram feitos por dois homens em uma motocicleta. Ainda não se sabe a motivação do crime.
Os tiros atingiram a recepção e a cozinha da emissora, estilhaçaram os vidros da guarita onde se encontrava um vigia e danificaram um televisor LCD, mas não houve feridos. O Delegado Osnildo Lemes, da 9ª Subdivisão Policial de Maringá, destacou a semelhança com o atentado ocorrido no dia 30 de julho contra o prédio da Câmara Municipal de Maringá, quando dois homens em uma moto dispararam cerca de dez tiros contra o imóvel.
O diretor geral da emissora, Ribamar Rodrigues, declarou ao jornal O Globo que não acredita em motivação política, e que vai apenas aguardar a conclusão das investigações. Em nota, a RPC TV Maringá reafirmou desconhecer qualquer razão que possa ter levado ao crime, e que “o caso já está sob investigação das polícias Civil e Militar.”
A Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão (Abert) emitiu nota oficial, na qual cobra empenho das autoridades para coibir este tipo de ação: “A Abert repudia com veemência mais este ataque a uma emissora brasileira, e insiste na necessidade de que as autoridades assegurem às empresas de comunicação e a seus profissionais o direito ao livre exercício da atividade jornalística.”, diz o comunicado da Abert.
* Com informações do Globo e do Odiario.com