11/11/2021
A Constituição de 1988 é fruto da conquista de milhares de pessoas que pactuaram coletivamente que o caminho para o desenvolvimento social, cultural e econômico do Brasil é por meio da Democracia.
E nunca, desde 1988, a Democracia brasileira esteve sob tamanho ataque e risco. Neste momento tão grave de nossa História foi construída a possibilidade de, por meio da Justiça, conquistar um passo para o fortalecimento do regime democrático: a criação de um Memorial no prédio do antigoDOI-CODI , em São Paulo.
O local onde funcionou o DOI-CODI em São Paulo entre 1969 e 1983 foi reconhecido pelo CONDEPHAAT como Patrimônio Cultural do Estado de São Paulo no ano de 2014, fortalecendo a luta por Memória, Verdade e Justiça.
Diversos grupos da sociedade civil, juntamente com professores universitários, advogados, servidores públicos e pesquisadores têm trabalhado intensamente para que este local se torne um espaço de referência na pesquisa, defesa e valorização dos valores democráticos e dos direitos humanos.
O Ministério Público de São Paulo ajuizou uma Ação Civil Pública requerendo que o Governo do Estado de São Paulo transforme parte dos edifícios, hoje vazios, em um Memorial.
Nós, abaixo assinados, nos manifestamos pública e favoravelmente à criação de um Memorial no espaço do antigo DOI-CODI em São Paulo, com a certeza de que as memórias e o conhecimento crítico da História são fundamentais para a existência e fortalecimento da Democracia hoje e sempre.