A Chapa Vladimir Herzog foi oficialmente homologada na tarde de sexta-feira ( 15/4 ). Ela atendeu a todos os requisitos estabelecidos pelo Estatuto e pelo Regulamento Eleitoral. As outras chapas concorrentes tiveram o prazo de inscrição prorrogado até 20 de abril a fim de atenderem exigências estatutárias para participar da eleição geral do dia 28.
A Chapa Vladimir Herzog foi a primeira a ser aprovada pela Comissão Eleitoral durante a reunião realizada, na tarde de 15 de abril, na sala do Conselho Deliberativo da ABI. A Comissão, presidida pelo Conselheiro Carlos Newton, prorrogou o prazo de inscrição das Chapas Villa-Lobos e Barbosa Lima Sobrinho até a próxima quarta-feira ( 20/4 ) por não terem cumprido vários dispositivos estabelecidos pelo Regulamento Eleitoral.
Ao examinar as duas chapas a Comissão Eleitoral encontrou um candidato morto há alguns anos, associados disputando vários cargos, na mesma legenda, o que também é vedado pelo Artigo 25º do Regulamento Eleitoral. Em uma das chapas, o candidato à presidência habilitava-se também, na mesma eleição, ao cargo de membro efetivo do Conselho Deliberativo. O candidato à vice-presidência postulava ainda o cargo de Diretor Econômico- Financeiro e uma vaga como membro efetivo do CD, o que é proibido pelo Artigo 25º do RE.
Outros candidatos apareciam registrados, ao mesmo tempo, em duas chapas diferentes, o que é também vedado pelo mesmo Artigo 25º do RE. Havia ainda sócios que, no passado , pediram para se desligar da entidade, além de candidatos que não constam do cadastro social da ABI. Uma das chapas apresentou apenas nomes para o cargo de membros efetivos do Conselho Deliberativo, deixando de indicar os respectivos 15 suplentes, deixando de cumprir o que estabelece o Artigo 14º do RE que só autoriza o registro de chapas completas, com 51 nomes , para todos os cargos.
A Chapa Vladimir Herzog foi encaminhada à Comissão Eleitoral no dia 11 de abril como estabelece o Edital de Convocação para a realização da Assembleia Geral Ordinária e que deu início ao processo eleitoral da Casa. Não houve nenhuma exigência da CE e a Vladimir Herzog foi aprovada oficialmente quatro dias depois.
Diante do número expressivo de irregularidades constatado nas duas outras chapas concorrentes a CE decidiu democraticamente prorrogar, pela segunda vez, o prazo de inscrição a fim de que fossem sanadas as falhas identificadas e permitir que pudessem participar da eleição que vai escolher os novos dirigentes da ABI. De acordo com o Regulamento Eleitoral, as chapas para serem homologadas precisam que todos os seus candidatos estejam com suas mensalidades rigorosamente em dia (Artigo 27º do RE).
Ao serem oficialmente registradas pela CE, os representantes das chapas receberão da Tesouraria dois jogos de etiquetas com os nomes e endereços dos associados em condições de votar, como estabelece o Artigo 26º do mesmo diploma legal.
A Chapa Vladimir Herzog foi homologada com a participação dos seguintes associados: