Diário de S. Paulo estreia reforma gráfica


23/07/2010


O jornal Diário de S. Paulo inaugura neste domingo, dia 25, reforma gráfica e editorial. As mudanças estão sendo promovidas pelo Grupo Traffic, que adquiriu a publicação em dezembro de 2009. O jornal será publicado com formato berliner, full color, novidades na logomarca e na estrutura das editorias. A mudança foi realizada pela consultoria espanhola Innovation. A Redação recebeu nova planta para aproximar os jornalistas e facilitar a comunicação entre as editorias. O jornalista Leão Serva, ex-Folha de S. Paulo, JT, Lance e iG, é o novo Diretor de Redação, e de três editores seniores.
 
Fundado em 1884, o Diário de S. Paulo, nos últimos dez anos, o jornal passou por mudanças de controlador, de posicionamento, troca de nome e sofreu uma queda acentuada de circulação.
—O jornal viveu uma fase problemática. Perdeu identidade, leitores e relevância no mercado, e isso começou a impactar o desempenho publicitário. Quando compramos, tínhamos claro esse cenário – acho até que foi por isso que o negócio foi concretizado. Depois de tantas idas e vindas, não poderíamos fazer uma mudança cosmética. Iniciamos um projeto com calma, pé no chão e critério”, conta Flávio Pestana, Diretor-geral da Rede Bom Dia e do Diário de S. Paulo.

Após três meses de trabalho com os consultores, o Diário de S. Paulo chega às bancas com 64 páginas full color, com a proposta de ser um jornal popular de qualidade. O logo foi remodelado, com a cor preta cedendo lugar à azul, e com a marca diário, agora toda em caixa baixa, ganhando destaque dentro do retângulo vermelho, que foi mantido. O investimento no parque gráfico para mudar o formato e aplicar cores em todas as páginas foi de US$ 1,5 milhão.

O setor editorial foi dividido em três macro-editorias: Dia a Dia, identificada pela cor azul, que concentrará a cobertura de economia, Brasil, internacional, policial, cotidiano e cidades; Viva, caracterizada pelo verde, que trará informações de cultura, lazer, entretenimento, saúde e educação; e Esportes, que usará a cor laranja.
—As macro-editoriais vão variar no tamanho. Primordial será selecionar as melhores histórias e nos aprofundarmos nelas. Queremos ir além do fato, levando uma análise para o leitor da classe média, mas numa linguagem que seja entendida pelos mais modestos e pelos sofisticados também”, diz Pestana.
 

A capa segue padrão de revista, sempre apostando em um grande tema e em poucas chamadas. A quarta capa, quando não houver anúncio publicitário, será tratada como uma segunda capa do título, destacando a cobertura esportiva. Já a página dupla central, também quando não for comercializada, será aproveitada para destacar grandes fotos.

O título terá ainda os suplementos S! (com informações de teatros, shows e eventos culturais) e R! (de bares, restaurantes e baladas) encartados às quintas e sextas-feiras, respectivamente. Eles terão um formato parecido com o de mapas, com várias dobraduras. A revista dominical Diário 10 continuará circulando, assim como os classificados (de veículos às quartas-feiras e sábados, e de veículos, imóveis e empregos, aos domingos).

 
A versão online do jornal também adotará a reforma gráfica e editorial, e continuará oferecendo o conteúdo impresso de forma gratuita.

A circulação média do diário entre janeiro e maio deste ano foi de 42.435 exemplares por mês, de acordo com o Instituto Verificador de Circulação (IVC). O Grupo Traffic espera ampliar esta receita. A expectativa é que a base atual de assinantes do jornal, em torno de 12 mil, também cresça a partir da reformulação.

—Estamos aumentando bastante a tiragem. Vamos garantir ao anunciante uma tiragem de 100 mil exemplares por dia até o final do ano porque acreditamos que a venda em banca vai crescer. Teremos ainda uma série de ações promocionais que devem alavancar esses números. A banca reage rápido, porém esperamos ter um número mais equilibrado entre venda avulsa e assinaturas no futuro. A estreia da campanha publicitária de lançamento do novo Diário de S. Paulo é o próximo passo da empresa para atingir a meta de atrair novos leitores. O novo slogan do jornal é “O meu querido diário”, afirma Pestana.