10/10/2023
A Campanha SOS Ao Livro Verde recebeu na semana passada o apoio oficial das mais importantes entidades representativas das livrarias do Brasil e do Estado Rio de Janeiro – a Associação Nacional de Livrarias e a Associação Estadual de Livrarias. São mais dois importantes e expressivos apoios à campanha da sociedade civil campista para impedir o fechamento da livraria mais antiga do Brasil: Ao Livro Verde, que está há 179 anos em funcionamento, fundada em Campos dos Goytacazes (RJ) em 13 de junho de 1844, conforme atesta e reconhece a publicação internacional, o Livro dos Recordes “Guiness Book”.
A Campanha SOS Ao Livro Verde também já conta com o apoio oficial de mais de 50 instituições, entidades e veículos de comunicação social. Entre elas, a Academia Brasileira de Letras (ABL), a Associação Brasileira de Imprensa (ABI) e Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).
Além desses apoios oficiais, há também o abaixo assinado contra o fechamento da Livraria Ao Livro Verde, que já tem 2.100 assinaturas e pode subscrito digitalmente. Para assinar clique aqui.
A Câmara Municipal de Campos dos Goytacazes realizou audiência pública nesta terça-feira (10), para apresentação do relatório da Comissão Mista formada para discutir a situação da Ao Livro Verde – livraria mais antiga do país que corre o risco de fechar.
O relator da Comissão Mista, Adelfran Lacerda, apresentou o resumo do relatório.“Reiteramos aqui que a gente entende a impossibilidade do Poder Público colocar recursos públicos na iniciativa privada para pagar dívidas. Mas há outras alternativas que são propostas nesse relatório”, explicou.
Entre as medidas propostas, está a criação da Casa de Cultura Ao Livro Verde, que seria instalada na atual sede do estabelecimento e a desapropriação do imóvel onde a livraria está instalada desde 1844, no Centro Histórico de Campos, além da readequação arquitetônica interna, de mobiliário e equipamentos da livraria.
O documento também propõe:
* Tombamento imaterial e material de Ao Livro Verde pelo Instituto Estadual de Patrimônio Cultural (INEPAC);
* Criação da Associação de Amigos da Livraria Ao Livro Verde (AALVE);
* Elaboração de projeto executivo da Lei Rouanet de incentivo à cultura;
* Projeto de Lei para reconhecer a livraria Ao Livro Verde como patrimônio histórico e cultural do Brasil;
* Instituição do Dia Municipal do Livro e da Leitura, a ser comemorado anualmente na data de fundação da Livraria Ao Livro Verde (13 de junho);
* Criação da Ordem do Mérito Livraria Ao Livro Verde;
* Criação do Prêmio Ao Livro Verde;
* Realização de Sessão Solene de comemoração dos 180 anos da livraria Ao Livro Verde;
* Edição especial numismática de selo comemorativo pelos Correios, alusivo aos 180 Anos da Livraria Ao Livro Verde;
* Criação de site profissionalizado da livraria Ao Livro Verde e o seu compartilhamento e interatividade nas redes digitais e afins;
* Produção de folheteria e de documentário em vídeo/cinema sobre a história da livraria Ao Livro Verde;
* Denominação de rua “Livraria Ao Livro Verde”;
* Realização de feira anual de livros e de leitura.