08/04/2024
A Associação Brasileira de Imprensa (ABI), por iniciativa de sua Comissão de Meio Ambiente, intensifica sua Campanha pela Aprovação da Proposta de Emenda à Constituição da Água Potável (PEC 6/2021).
Lançada em fevereiro deste ano com o objetivo de mobilizar jornalistas e instituições da sociedade civil para que a emenda seja aprovada ainda este ano pelo Congresso Nacional, a PEC 6/2021 é de extrema importância para a sociedade brasileira. Ela propõe a inclusão do acesso à água potável entre os direitos e garantias fundamentais da Constituição Federal. De acordo com dados do Censo de 2022, cerca de 35 milhões de brasileiros não têm acesso à rede geral de distribuição de água.
Desde o seu lançamento em 1º de fevereiro, a campanha já recebeu apoio de diversas associações e organizações, incluindo o Observatório Nacional dos Direitos à Água e ao Saneamento (ONDAS), a Associação Cearense de Imprensa (ACI), a Associação da Imprensa de Pernambuco (AIP), o Núcleo Piratininga de Comunicação (NPC), a Universidade do Estado da Bahia e a Associação dos Docentes da Universidade do Estado da Bahia (Aduneb). Além disso, o movimento conta com o respaldo do Coletivo de Imprensa IBI – Inteligência Brasil Imprensa, do Sindicato dos Trabalhadores em Água, Esgoto e Meio Ambiente no Estado da Bahia (Sindae), do Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) e do Sindicato dos Trabalhadores em Saneamento e Meio Ambiente do Rio de Janeiro e Região (Sintsama-RJ). Políticos também já declararam apoio à campanha, como o deputado estadual Carlos Minc (PSB-RJ), a Deputada Federal Alice Portugal (PCdoB-BA) e o Deputado Federal Joseildo Ramos (PT-BA), entre outros parlamentares.