26/01/2022
Publicado no portal da ABRAJI
O Projeto Comprova, uma coalizão de veículos brasileiros que trabalha colaborativamente para investigar desinformação compartilhada nas redes sociais, lança o projeto + Redações. Apoiada pela Embaixada e Consulados dos Estados Unidos, a iniciativa vai viabilizar a participação de jornalistas de seis veículos de comunicação por 11 meses no Comprova, projeto liderado pela Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji).
O + Redações busca, de uma forma objetiva e apartidária, aumentar a capacidade das organizações participantes de avaliar e publicar informação verificada, além de expandir o alcance do projeto a diferentes partes do país. Os temas do projeto podem incluir assuntos como a pandemia, políticas públicas e informações relacionadas às eleições presidenciais de 2022.
As seis organizações foram selecionadas a partir de indicações das principais associações de empresas jornalísticas e validadas pelos atuais 33 membros do Comprova. Foram considerados nessa avaliação itens como alcance, qualidade da produção de conteúdo, capacidade de produção multiplataforma e influência regional em estados em que o Comprova não tinha ainda representantes.
Os seis veículos que participarão do + Redações representam cada uma das cinco regiões brasileiras e o Distrito Federal. Estão no projeto os seguintes veículos: O Dia (RJ), Metrópoles (DF), Plural (PR), Rádio CBN Cuiabá (MT), Portal Imirante (MA) e Portal Norte de Notícias (AM).
Os jornalistas dessas organizações receberão mais de 30 horas de treinamento e uma bolsa que possibilitará a sua dedicação ao projeto até o início de dezembro de 2022.
Esta não é a primeira iniciativa do Comprova apoiada pela Embaixada e Consulados dos Estados Unidos. Em 2020, um convênio semelhante permitiu que oito organizações jornalísticas que produzem conteúdos para comunidades específicas, com foco em raça, religião e territórios, pudessem receber apoio para participar do Comprova ajudando a debelar a desinformação sobre a pandemia. O projeto + Comunidades foi realizado de set.2020 a fev.2021.
Para a presidente da Abraji, Natalia Mazotte, “o trabalho colaborativo de checagem que o Comprova realiza tem se mostrado fundamental para reduzir o potencial de dano de conteúdos virais falsos, enganosos ou descontextualizados, e isso em ano eleitoral é ainda mais fundamental. O reforço dessas novas redações vai ampliar a capacidade dessa rede de produzir conteúdo de qualidade e contribuir para um ecossistema informacional mais saudável”.
“O atual ambiente de informação molda importantes decisões diárias sobre uma ampla gama de temas. Com a proliferação de fontes de informação, os meios de comunicação podem se destacar por um compromisso transparente e compartilhado de publicar e promover reportagens precisas e baseadas em evidências. Estamos contentes pela oportunidade de trabalhar com o Comprova e possibilitar que mais leitores tenham acesso a informações verificadas e confiáveis”, expressou o porta-voz da Embaixada dos EUA, Tobias Bradford.
Os veículos participantes do + Redações
O Dia – jornal fundado em 1951 no Rio de Janeiro, que produz conteúdo multiplataforma com noticiário sobre o estado do Rio, esportes, economia, entretenimento, celebridades, Brasil e mundo.
Jornal Plural – veículo jornalístico independente e on-line que faz um jornalismo direcionado ao povo curitibano.
Metrópoles – veículo de comunicação ágil, com linguagem acessível e totalmente focado no digital. Sediado em Brasília, tem sucursais em São Paulo, Rio de Janeiro e Goiás. O portal entrou no ar em set.2015 e foi o veículo de comunicação brasileiro mais premiado em 2020.
CBN Cuiabá – emissora de jornalismo ligada à Central Brasileira de Notícias – rede de rádio brasileira pertencente ao Sistema Globo de Rádio.
Portal Norte de Notícias – portal amazonense integrante do Grupo Norte, que tem operações em TV, rádio, portal e em redes sociais com o objetivo de levar serviços jornalísticos sobre tudo o que é notícia na Região Norte para o país e o mundo.
Imirante.com – principal portal de notícias do Maranhão. Integra o Grupo Mirante. Sediado em São Luís há 22 anos, tem por objetivo levar informação com credibilidade e rapidez aos internautas maranhenses.