Comissão de Meio Ambiente da ABI assina a Carta Política da Cúpula dos Povos Rumo à COP30


14/08/2024


A Comissão de Meio Ambiente da Associação Brasileira de Imprensa (ABI) subscreveu a Carta Política de adesão à Cúpula dos Povos Rumo à COP30, que reúne cerca de 120 organizações da sociedade civil do Brasil, incluindo movimentos sociais e populares, coalizões, coletivos e redes. O objetivo da Cúpula dos Povos é criar um espaço autônomo em paralelo à 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30), que será realizada em Belém (PA) em novembro de 2025.

“É fundamental que a mídia tenha responsabilidade na divulgação das verdadeiras causas das mudanças climáticas e apoie a Cúpula dos Povos e os defensores do meio ambiente”, afirmou a jornalista Zilda Ferreira, coordenadora da Comissão de Meio Ambiente da ABI.

A intenção da Cúpula dos Povos é fortalecer a construção popular e unir pautas de agendas socioambiental, antipatriarcal, anticapitalista, anticolonialista, antirracista e de direitos, respeitando suas diversidades e especificidades, unidos por um futuro de bem-viver. “No contexto atual, mais do que nunca, precisamos avançar em espaços coletivos que defendam a democracia e a solidariedade internacional, enfrentem a extrema direita, o fascismo, os fundamentalismos, as guerras, a financeirização da natureza e a crise climática”, defende o texto da Carta Política.

O texto também afirma que o clima extremo, as secas, as cheias, os deslizamentos de terra e as falsas soluções climáticas servem como instrumentos de aprofundamento da desigualdade e das injustiças ambientais e climáticas, atingindo de forma cruel aqueles que menos contribuíram para a crise climática, ecológica e civilizatória.

A Carta Política encerra com uma convocação às organizações, redes, coletivos e movimentos sociais de diversos segmentos para construir a Cúpula dos Povos Rumo à COP30, de modo a mobilizar a opinião pública, fortalecer a democracia participativa e popular, denunciar e barrar retrocessos, além de pressionar tomadores de decisões no Brasil e no mundo.

O texto completo da Carta Política da Cúpula dos Povos Rumo à COP30 está disponível aqui.

As Conferências do Clima da ONU são reuniões anuais de alto nível governamental focadas na ação climática, também conhecidas como Conferências das Partes da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre a Mudança do Clima (UNFCCC, na sigla em inglês). De acordo com estimativas da Fundação Getúlio Vargas (FGV), é esperado um fluxo de mais de 40 mil visitantes durante os principais dias da conferência. Desse total, aproximadamente 7 mil fazem parte da chamada “família COP”, composta pelas equipes da ONU e delegações dos países membros.