07/03/2018
Criada com o objetivo de valorizar o ofício de repórter e o gênero reportagem, que representam a alma da profissão de jornalista, a série de livros “Mestres da Reportagem”, editada pela In House, foi lançada em 2012 pela jornalista e professora Patrícia Paixão, colunista do Portal IMPRENSA, e seus alunos de Jornalismo da extinta Faculdade do Povo.
Agora, Patrícia Paixão e mais de 80 alunos e jornalistas recém-formados em diferentes faculdades do país lançam mais dois livros da série, trazendo entrevistas de diversos nomes como Abel Neto, Audálio Dantas, Clóvis Rossi, Cristiane Segatto, Daniela Arbex, Francisco José, Gilberto Nascimento, Heródoto Barbeiro, Laura Capriglione, Leonardo Sakamoto, Mauro Naves, Sergio Dávila, Zuenir Ventura, entre outros. Os prefácios dos volumes II e III da série são, respectivamente, dos jornalistas Heródoto Barbeiro, da Record News, e Silvia Bessa, do Diário de Pernambuco.
Tal como no primeiro livro “Mestres da Reportagem”, as entrevistas registram os principais momentos da trajetória profissional desses jornalistas e revelam bastidores de matérias emblemáticas que eles produziram. Os alunos foram orientados a entrevistar repórteres que atuam em diferentes mídias (impressa, eletrônica e digital), editorias (Política, Esportes, Polícia, etc) e regiões do país, e que seguem tendências diversas. A série traz tanto jornalistas com mais de cinco décadas de profissão como jovens contadores de histórias (repórteres que, apesar do pouco tempo de carreira, se destacam pelas matérias que produziram).
“A ideia de lançar os livros Mestres da Reportagem II e III nasceu assim que lançamos o primeiro livro da série em 2012. Inicialmente a sequência da obra iria envolver apenas os alunos da Faculdade do Povo, onde eu era professora e coordenadora do curso de Jornalismo. Com o fechamento da faculdade em 2015, meus alunos e eu tivemos que ir para diferentes instituições de ensino. Foi então que resolvi incluir, além dos meus ex-alunos da FAP, estudantes não só de São Paulo, mas de outras localidades e de diferentes faculdades. Também abri a oportunidade para alguns recém-formados que se interessavam pelo projeto”, explica Patrícia Paixão, que hoje é docente do curso de Jornalismo das universidades Mackenzie e Anhembi Morumbi.
Segundo a professora, a série não tem a pretensão de fazer uma classificação dos melhores repórteres brasileiros. “Nosso objetivo não é fazer um ranking, e sim trazer um pouco do que a reportagem brasileira tem de melhor. Temos consciência de que muita gente boa ficou de fora, por isso já pretendemos lançar o quarto volume. A ideia é transformar a série em um grande memorial das carreiras de nomes importantes do nosso jornalismo.”
Os livros Mestres da Reportagem II e III serão lançados em 7 de abril de 2018, no Dia do Jornalista, no Centro Cultural São Paulo, das 16h30 às 18h30. O evento será aberto com um debate entre os autores, o público e alguns dos jornalistas entrevistados no livro sobre “Os desafios de ser repórter no século XXI”. Os repórteres que participarão do debate são: Aiana Freitas (BandNews FM), Fausto Salvadori Filho (Ponte Jornalismo) e Nathan Fernandes (Revista Galileu). Após o debate, haverá uma sessão de autógrafos.
O valor relativo aos direitos autorais da primeira impressão das obras será direcionado à Conectas Direitos Humanos, organização não-governamental sem fins lucrativos que luta pela defesa dos direitos humanos.
Serviço:
Lançamento dos livros “Mestres da Reportagem II e III” (Editora In House)
Data: 7/4/2018 (sábado)
Local: Centro Cultural São Paulo (CCSP)
Horário: das 16h30 às 18h30 (Bate-papo com jornalistas entrevistados no livro: das 16h30 às 17h30)
Mais informações podem ser obtidas com Patrícia Paixão pelo e-mail: paixao.patricia@uol.com.br