04/02/2010
A circulação somada dos 20 maiores jornais brasileiros caiu 6,9% em 2009, segundo dados do Instituto Verificador de Circulação (IVC), publicados no jornal Meio & Mensagem. Deste total, 11 jornais registraram queda na circulação, seis tiveram alta e três se mantiveram estáveis na comparação com os números registrados em 2008.
Os jornais O Dia e Meia Hora, do Grupo O Dia, do Rio de Janeiro, apresentaram as maiores quedas — 31,7% e 19,8%, respectivamente. Na seqüência, o Diário de S. Paulo (-18,6%), Jornal da Tarde (-17,6%), Extra (-13,7%), O Estado de S.Paulo (-13,5%), Diário Gaúcho (-12%), O Globo (-8,6%), Folha de S. Paulo (-5%), Super Notícia (-4,5%) e Estado de Minas (-2%).
No grupo dos jornais que registraram alta na circulação estão o Daqui (31%), Expresso da Informação (15,7%), Lance (10%), Correio Braziliense (6,7%), Agora São Paulo (4,8%) e Zero Hora (2%).
O Correio do Povo, A Tribuna e Valor Econômico registraram em 2009 números praticamente idênticos aos do exercício anterior.
Na liderança do ranking de circulação aparece o jornal Folha de S. Paulo, com média diária de 295 mil exemplares. Em seguida foram registrados os diários Super Notícia (289 mil), O Globo (257 mil) e Extra (248 mil), O Estado de S. Paulo (213 mil), Meia Hora (186 mil), Zero Hora (183 mil), Correio do Povo (155 mil), Diário Gaúcho (147 mil), e Lance (125 mil).
Internet
De acordo com pesquisa realizada pela empresa 4 International Media & Newspapers, diretório de jornais digitais que reúne mais de sete mil títulos de duzentos países, o jornal norte-americano The New York Times encabeça o ranking de publicação mais lida da Internet.
Em segundo lugar vem o britânico The Guardian, seguido pelo chinês The People´s Daily. Na quarta colocação está o USA Today e em quinto lugar, El Mundo, do grupo Unidad Editorial.
Em língua portuguesa, de acordo com o estudo, a melhor colocação é do brasileiro O Globo (81º), seguindo pelo português A Bola, em 137º, e pela edição online de O Estado de S. Paulo, em 167º lugar.
Este ranking é atualizado duas vezes por ano e aponta o grau de popularidade dos jornais; não considerando critérios de noticiabilidade, posicionamento editorial ou qualidade jornalística. Para o cálculo são utilizados as medições Google Page Rank, Yahoo Inbound Links e Alexa Traffic Rank.
*Com informações de Meio & Mensagem e Portal Imprensa