Centenário da morte de Machado é lembrado na ABL


11/04/2008


No ano do centenário da morte de Machado de Assis, a Academia Brasileira de Letras promove, de abril a dezembro, o evento “Machado vive”. Serão 23 conferências, em quatro ciclos, incluindo exposição, lançamentos de livros, espetáculos de música erudita e popular, leituras dramatizadas, encenações teatrais e exibição de filmes. A coordenação é do acadêmico Ivan Junqueira, que recebe especialistas no Teatro R. Magalhães Jr. (Av. Presidente Wilson, 203 — Centro do Rio) para abordar os principais gêneros da produção machadiana. A estréia será na próxima terça, 15, às 17h30, com o imortal Alfredo Bosi falando sobre o romance na obra do escritor. A entrada é franca.

O ciclo terá prosseguimento nos dias 24 e 29 de abril e 6, 13 e 20 de maio, com os seguintes conferencistas, respectivamente: Domício Proença Filho (o conto), Eduardo Portella (a crônica), Cláudio Murilo Leal (a poesia), Antonio Maura (a crítica) e João Roberto de Faria (o teatro). Com exceção da quinta, 24 deste mês, todas as palestras serão às terças-feiras.

Machado será celebrado na ABL com ampla programação, como as sessões de cinema organizadas por Nelson Pereira dos Santos, com a exibição de filmes ligados à obra do homenageado e o lançamento do primeiro volume das 700 cartas recebidas pelo escritor, organizado por Sergio Paulo Rouanet, Diretor do Arquivo da instituição. Mais informações no site www.academia.org.br, ou pelo telefone (21) 3974-2500.