Celso Schröder, diretor da Fenaj, é condenado a indenizar vice-prefeito de Porto Alegre por danos morais


13/06/2024


Do Jornalistas & Cia

O jornalista Celso Augusto Schröder, diretor de Relações Internacionais da Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj), foi condenado pela Justiça do Rio Grande do Sul a indenizar o vice-prefeito de Porto Alegre, Ricardo Santos Gomes, por danos morais. O profissional também deverá arcar com honorários advocatícios e custos processuais.

Em 2021, Schröder publicou em suas redes sociais sobre o suposto envolvimento do vice-prefeito e de sua esposa em
ameaças e ataques à ex-deputada Manuela d’Ávila, que havia postado uma foto com sua filha de cinco anos. Outros colegas jornalistas e personalidades também publicaram sobre o suposto envolvimento do político no episódio. Porém, após a apuração dos fatos, foi provado que o vice-prefeito e sua esposa nada tiveram a ver com os ataques, e Schröder excluiu a publicação e se retratou. Porém, Gomes entrou com ação contra ele por danos morais.

Em nota, a Fenaj escreveu que “expressa preocupação com a crescente utilização de ações judiciais contra jornalistas e veículos de comunicação, conclama a categoria a também se solidarizar com Schröder”. Neste momento, o jornalista está em dificuldade financeira por ser uma das vítimas das enchentes que atingiram o Estado. Doações podem ser enviadas por meio da chave Pix 29022053991.