22/07/2024
Como parte das celebrações do Biênio Abdias Nascimento (2024-2025), foi realizada no último sábado a abertura da exposição “Abdias Nascimento: sujeito coletivo” no Casarão Cultural João Alabá, na Rua Camerino, s/n, Centro do Rio, Jardim Suspenso do Valongo, na região conhecida como Pequena África.
A exposição apresenta réplicas das pinturas de Abdias em diálogo com dois painéis inéditos, criados coletivamente durante quatro edições da Oficina Criativa Abdias Nascimento, ministradas no local. Na mesma ocasião o salão principal do Casarão foi batizado com o nome do jornalista e radialista Rubem Confete, um dos principais incentivadores para a revitalização do local.
Realizado pelo Ipeafro, Cultne e Cena Portuária o evento também foi marcado pela exibição do filme Abdias Nascimento: Memória Negra, dirigido por Antônio Olavo e contou com as presenças da Ministra da Saúde, Nísia Trindade; a diretora-presidente do Ipeafro, Elisa Larkin Nascimento; o presidente do Conselho Deliberativo, Marcos Gomes e o diretor de Igualdade Étnico-Racial da ABI, Luiz Paulo Lima; e as jornalistas Marielli Patrocínio, Valdete Lima e Sandra Martins.