Por Kika Santos *
19/08/2014
O jornalista vencedor do Prêmio Pulitzer, James Risen ,acusou o Presidente dos Estados Unido, Barack Obama, de ser “ o maior inimigo da liberdade de imprensa que já encontramos em pelo menos uma geração”. A afirmação foi feita durante uma entrevista à colunista Maureen Downd, do jornal The New York Times.
Segundo ele o presidente promove censura sobre jornalistas que procuram expor ataques do governo. “É hipócrita. Muita gente ainda acha que isso é algum tipo de jogo oi de sinal. Eles não querem acreditar que Obama quer acabar com a imprensa e os denunciantes. Obama é o maior inimigo da liberdade de imprensa em uma geração”, declarou o jornalista, que também integra a equipe do jornal americano.
A Procuradoria Federal cobra de James Risen, desde 2006, a confirmação da identidade de um homem que seria a fonte do livro “State of War” (Estado de Guerra), sobre a CIA e o governo de George W. Bush.
A fonte foi utilizada num capítulo que discorre sobre uma operação da inteligência americana no Irã. Risen pode ser detido por desacato caso insista em manter segredo. Na última quarta-feira (13/8), o jornalista foi agraciado com o prêmio Herbert Block de liberdade de expressão
* com informações do Portal Imprensa