Por Igor Waltz*
04/02/2015
O semanário satírico francês Charlie Hebdo superou a marca de 200 mil assinantes após o atentado no qual morreram 12 pessoas em 7 de janeiro. Antes do episódio, a publicação contava com cerca de 10 mil assinantes. Segundo Eric Portheault, codiretor financeiro do Charlie, as novas assinaturas somam cerca de 14 milhões de euros.
Somando vendas, assinaturas, doações e ajudas públicas, a revista pode receber cerca de 30 milhões de euros para sanear suas finanças, debilitadas antes dos atentados. Portheault explicou, ainda, que o total das doações, que chega a 2,37 milhões de euros, será totalmente encaminhado às famílias das vítimas.
O chamado “número dos sobreviventes”, que saiu à venda em 14 de janeiro com um preço de 3 euros, poderia aportar à revista 10 milhões de euros líquidos, se todos os exemplares forem distribuídos.
O jornal receberá na íntegra a renda obtida com a venda do primeiro milhão de exemplares, ou seja, 3 milhões de euros, graças à solidariedade das empresas que imprimem e distribuem a revista, que aceitaram trabalhar de graça.
* Com informações da AFP.