ABI vai digitalizar suas publicações


31/01/2013


A ABI e a Fundação Biblioteca Nacional vão firmar um acordo para a digitalização e disponibilização na internet das edições do antigo Boletim da Associação Brasileira de Imprensa, do Boletim da ABI e do Jornal da ABI, diferentes títulos assumidos pela publicação oficial da Casa em seus 61 anos de existência. Até março deste ano, o público terá acesso a todos os periódicos editados pela Casa do Jornalista desde a sua fundação, por meio da página da Hemeroteca Digital Brasileira – HDB. O Jornal da ABI será o único impresso ainda em circulação a fazer parte desse acervo.
 
A coleção da Hemeroteca conta hoje com mais de 6 milhões de páginas digitalizadas de aproximadamente 720 periódicos sobre os mais variados temas, como esportes, moda e cotidiano, de diferentes épocas e de todos os Estados brasileiros. Entre as publicações que constituem o acervo estão títulos raros do século 19, como O EspelhoReverbero Constitucional FluminenseO Jornal das Senhoras e a Semana Illustrada, e publicações de grande importância do século 20, como as revistas Diretrizes e Careta e os jornais Última HoraA NoiteDiário Carioca, entre outros.
 
O acervo conta ainda com preciosidades como o Correio Braziliense e a Gazeta de Notícias, os primeiros periódicos brasileiros criados em 1808, e também veículos recentes, como o Jornal do Brasil, que encerrou sua circulação impressa em agosto de 2011.
 
“Nós estamos entrando em contato com as instituições para tentarmos preencher algumas lacunas do nosso acervo, como foi o caso da ABI e do Jornal do Brasil. Esperamos que até a metade do ano, já tenhamos disponibilizado 10 milhões de páginas de cerca de 2 mil títulos”, explica Angela Monteiro Bettencourt, Coordenadora de Informação Bibliográfica da Biblioteca Nacional. 
 
Com uma produção média de 30 mil páginas digitalizadas diariamente, a HDB permite analisar a evolução da linguagem, da diagramação e dos informes publicitários. A página possibilita ainda a pesquisa por palavras para os interessados em saber como foi a cobertura de um determinado evento histórico pela imprensa da época. “Nosso grande objetivo é preservar a História da Imprensa no Brasil e disponibilizar esse conhecimento de forma gratuita e irrestrita. Hoje contamos com 500 mil acessos por mês, alguns vindos de países da Europa, África e Oceania”, afirma Angela Bettencourt.
 
O projeto contou com apoio da Financiadora de Estudos e Projetos – Finep para aquisição de equipamentos, contratação de mão de obra e armazenamento digital.