11/06/2024
A jornalista e deputada estadual Renata Souza (PSOL-RJ) recebeu no seu e-mail, na madrugada de segunda-feira (10), uma grave ameaça de morte de cunho racista e misógino.
O autor se identificou com o nome completo e disse que tem todos os dados pessoais da parlamentar, que conseguiu um “.38” e que planeja “espalhar seus miolos na rua”. A deputada registrou o caso na Decradi, nessa terça-feira (11).
O autor da ameaça diz que não aguenta mais “ser governado por mulher preta macaca, gorila e puta”, e a sua atuação política na Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro.
Mulher preta, nascida e criada na favela da Maré, doutora em Comunicação e Cultura pela UFRJ, Renata Souza foi eleita deputada em 2018 e reeleita em 2022 como a mais votada da história da Alerj. A ameaça de morte expressa ódio em relação à existência e às lutas da parlamentar, defensora dos direitos humanos, feminista e antirracista.
As diretorias de Mulheres e LGBTQIAPN + e Étnico-racial da ABI se manifestam em repúdio a essa grave ameaça que se constitui em violência política contra uma das raras mulheres pretas com mandato parlamentar no nosso país.
Esse crime precisa ser investigado com celeridade para que o autor seja identificado e devidamente responsabilizado judicialmente. A violência política de gênero e de cunho racial não pode ficar sem dura resposta do Estado e da sociedade, sob pena de resultar na fragilização da nossa democracia, ainda em construção.