27/11/2022
Membros da Associação Brasileira de Imprensa (ABI) participaram do Seminário Nacional Sustentabilidade do Jornalismo e II Encontro Estadual dos Jornalistas de Imagem e Profissionais de Comunicação do Ceará (II EEJIC). Os eventos, organizados pela Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj) e pelo Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado do Ceará (Sindjorce), aconteceram de modo híbrido, com a parte presencial realizada no auditório do Sebrae Ceará, em Fortaleza.
As atividades iniciadas na sexta-feira (25/11) contaram com a participação de Salomão de Castro, integrante do Conselho Deliberativo e da Comissão de Defesa da Liberdade de Imprensa e dos Direitos Humanos da ABI, bem como dos associados Antonio Lima Júnior, Angela Marinho e Paula Bandeira. Os quatro compõem a diretoria da Associação Cearense de Imprensa (ACI).
Crise do jornalismo em pauta
O segundo dia do Seminário Nacional Sustentabilidade do Jornalismo / II Encontro Estadual dos Jornalistas de Imagem e Profissionais de Comunicação do Ceará, realizado no sábado (26/11), teve como uma das atividades o painel A crise do Jornalismo: causas e consequências.
O debate provocado pela presidenta da Fenaj, Samira Castro, e pelo professor Rogério Christofoletti, pesquisador do objETHOS e autor do livro A crise do jornalismo tem solução?, rendeu qualificadas discussões.
Os participantes aprofundaram o debate sobre formas de enfrentamento de crises financeira, ética e de credibilidade na profissão. A mediação do momento foi da dirigente da Fenaj, Virgínia Berriel.
No domingo (27/11), foi debatido e aprovado o Plano de Reconstrução dos Direitos dos Jornalistas, documento que irá orientar as organizações sindicais e a categoria dos jornalistas em 2023, distribuído em cinco eixos temáticos.