ABI participa da entrega do Título de Cidadão Cearense ao ministro Silvio Almeida


04/07/2024


Foto: Marcos Moura/Alece

A Assembleia Legislativa do Estado do Ceará realizou, na quarta-feira (03/07), sessão solene para a entrega do Título de Cidadão Cearense ao ministro dos Direitos Humanos e Cidadania, Silvio de Almeida. A entrega da comenda foi aprovada pelo Plenário da Assembleia Legislativa a partir de projeto apresentado pelo presidente da Casa, deputado Evandro Leitão (PT), e pelos deputados Renato Roseno (Psol) e Larissa Gaspar (PT).

O conselheiro da Associação Brasileira de Imprensa (ABI) e membro da Comissão de Defesa da Liberdade de Imprensa e dos Direitos Humanos da entidade, Salomão de Castro, participou da sessão solene. Com ele, estiveram Angela Marinho, também integrante da ABI e presidente da Comissão de Ética do Sindicato dos Jornalistas do Estado do Ceará (Sindjorce), e o jornalista Daniel Fonsêca, da Universidade Federal do Ceará (UFC).

O ministro Silvio Almeida compartilhou estar “bastante e muito feliz” por receber a cidadania cearense. O homenageado fez ainda uma profunda reflexão sobre a participação do Ceará na história brasileira, incluindo contextos econômicos, políticos e culturais. Silvio Almeida ainda agradeceu a presença de movimentos sociais na sessão solene e afirmou que “nós no Ministério precisamos mais nos conectar com as pessoas para que as políticas tenham capitalidade”. Para ele, os movimentos sociais têm uma grande importância nesse processo.