07/12/2020
Festejar os 70 anos do Maracanã também é reviver as histórias contadas por jornalistas que ajudaram a construir a mística daquele que um dia foi o maior estádio do mundo. O programa ABI Esporte vai ao ar, nesta segunda-feira, dia 7 de dezembro, às 19h30, pelo Canal ABI Youtube, para celebrar as sete décadas do Estádio Mário Filho com a participação dos jornalistas Ivan Cavalcante Proença, Cris Dissat e Bruno Balacó. A apresentação é de Marcos Gomes.
Festejar os 70 anos do Maracanã significa também lembrar o trabalho do jornalista Mário Filho que, com olhar atento, registrou nas páginas do seu Jornal dos Sports – o cor-de-rosa – o dia-a-dia daquele monumento onde brilharam Didi, Pelé, Garrincha, Zico, Romário, Rivelino, Reinaldo e muitos outros. E é bom não esquecer: entre as mulheres, a craque Marta! O Maracanã também é motivo de lamento para muitos que não se conformam com a reforma executada para a Copa de 2014, a obra que acabou com a Geral, impedindo, com os preços proibitivos que passaram a ser cobrados, o acesso das camadas mais pobres da população. Com a reforma padrão Fifa, o torcedor virou consumidor. No velho Maracanã, não era preciso ter muito dinheiro para assistir grandes espetáculos: bastavam alguns centavos. Jornalista, professor escritor e conselheiro da ABI, Ivan Proença aborda a sua relação com o estádio Mário Filho nos livros “Futebol e Palavra” e “João Saldanha e Nelson Rodrigues na Crônica”, além de sua paixão pelo Fluminense.
A jornalista Cris Dissat mora em frente ao Maracanã e, da janela do seu apartamento, registra no blog FIMDEJOGO tudo o que acontece no entorno do estádio, assim que o juiz encerra a partida.
Bruno Balacó é jornalista, cronista esportivo, mestrando em comunicação pela Universidade Federal do Ceará, além de integrar a Rede Nordestina de Estudos de Mídia. Ele fala dos times e personagens nordestinas que tiveram protagonismo no Maracanã.
O programa também vai lembrar a seleção feminina de futebol medalha de ouro nos Pan-Americanos, com a jogadora Marta brilhando em campo para um público acima de 65 mil pessoas.