Por Claudia Sanches
15/05/2015
Os interessados em concorrer ao Prêmio OAB Barbosa Lima Sobrinho, promovido pela OAB-BA, têm até dia 1º de junho para fazer as inscrições. Criado em homenagem ao advogado e jornalista, o concurso premiará os melhores trabalhos produzidos sobre o tema Justiça e Direitos Fundamentais, em diferentes áreas do jornalismo com o tema é Justiça e Direitos Fundamentais. Poderão participar jornalistas profissionais, radialistas e repórteres fotográficos com trabalhos divulgados em emissoras de rádio e televisão, sites ou na imprensa escrita, na Bahia. Os participantes concorrem às categorias Jornalismo impresso, Fotografia, Televisão, Rádio e Web jornalismo.
O prêmio OAB-BA de jornalismo “Barbosa Lima Sobrinho” será entregue aos autores aos 1º e 2º lugares, por categoria.
Para o 1º lugar, diploma, medalha comemorativa do evento e o valor de R$ 5 mil. Para o 2º lugar, diploma, medalha comemorativa do evento e o valor de R$ 3 mil. As premiações, feitas pelo presidente da Associação Brasileira de Imprensa, serão entregues dia 15 de setembro, às 15 horas, na sede da OAB.
Maiores informações no link www.oab-ba.org.br/oab/premio-de-jornalismo
Barbosa Lima Sobrinho foi político, advogado e jornalista. Como presidente da Associação Brasileira de Imprensa (ABI), é um dos mais importantes críticos do arbítrio e da corrupção no país durante o Regime Militar.
Alexandre José Barbosa Lima Sobrinho nasceu no Recife e formou-se em direito na Faculdade do Recife. Trabalhou como promotor e advogado, e transferiu-se o para o Rio de Janeiro, onde tornou-se redator do Jornal do Brasil, onde faz carreira.
Foi eleito deputado federal por Pernambuco em dois mandatos, ocupou o cargo de presidente do Instituto do Açúcar e do Álcool. Barbosa Lima foi presidente da Associação Brasileira de Imprensa durante três décadas.