A imprensa mundial no front das Olimpíadas


08/08/2008


Nesta sexta-feira, dia 8, foram oficialmente abertas as Olimpíadas de Pequim, que vão movimentar jornalistas de todo o mundo. Dos 21.600 profissionais credenciados pelas autoridades chinesas, 5.600 atuam na mídia impressa e na internet; 12 mil, em emissoras de rádio e televisão detentoras dos direitos de retransmissão; e 4 mil, na TV responsável pela geração das imagens oficiais. Do Brasil, 45 veículos participam da cobertura: 35 impressos, cinco TVs, quatro rádios e o portal Terra, que detêm exclusividade dos canais simultâneos de exibição.

Os órgãos de imprensa que não conseguiram credenciamento poderão recorrer a uma agência de comunicação, a Textual, especialmente contratada pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB), que vai atuar como agência de notícias e assessoria de imprensa, intermediando pedidos de entrevistas com atletas e dirigentes (mídia brasileira e internacional), cobrindo todas as atividades em que os brasileiros estiverem competindo e atualizando o noticiário.

O trabalho envolve 16 profissionais, entre redatores, fotógrafos e assessores que estão em Pequim desde o dia 25 de julho, cobrindo a chegada dos atletas. Um grupo de apoio atua no escritório do Rio de Janeiro. O material será disponibilizado no site www.cob.org.br, permitindo que veículos sem equipes na China acompanhem o evento.

Main Press Centre

Para abrigar os milhares de jornalistas credenciados para os Jogos, foi construído o Main Press Centre (MPC), um centro de imprensa com 62 mil km2 de área útil, construído em frente à Vila Olímpica e a poucos metros do Estado Nacional — o famoso “Ninho de Pássaro” — e do complexo aquático Cubo D’água, que fazem parte do novo bairro batizado Olympic Green. A administração do local é feita pelos departamentos de Comunicação do Comitê e do Governo municipal de Pequim.

Grande parte dos veículos terá um escritório próprio montado no MPC, que vai funcionar 24 horas. A sala de imprensa principal reúne mais de 900 lugares, com serviço de tradução simultânea em chinês, inglês, francês, espanhol, alemão, japonês, coreano e russo. O edifício oferece bares e restaurantes com gastronomia internacional, supermercado, academia de ginástica, sala de massagem e cabeleireiro:
— A 29ª edição dos Jogos Olímpicos não pode ter êxito sem a ampla participação dos meios de comunicação. Proporcionar à imprensa serviços de alto nível é uma parte importante de nosso trabalho — diz Jiang Xiaoyu, Vice-presidente do Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos de Pequim.

Avanços

O historiador norte-americano Alfred Senn, professor emérito da Universidade de Wisconsin (EUA) e autor do livro “Poder, política e os Jogos Olímpicos”, afirmou recentemente que as Olimpíadas “são o maior reality show da TV do mundo. Uma chance de cobrar avanços e dar visibilidade global aos problemas”.

Em consonância com os avanços, o Comitê Olímpico Internacional firmou acordo com o site YouTube, do Google, para disponibilizar na internet clipes e vídeos com os destaques da competição em Pequim. Os arquivos estão no canal www.youtube.com/beijing2008, alcançando 77 países e territórios da África, Ásia e Oriente Médio que incluem nações populosas, como Índia, Coréia do Sul, Nigéria e Indonésia, onde os direitos digitais não foram vendidos ou cedidos de forma não-exclusiva:
— Pela primeira vez na história olímpica, teremos uma cobertura global online completa. O COI oferecerá três horas diárias de imagens, com uma compilação das principais disputas do dia e com destaques do decorrer dos Jogos. Não haverá publicidade nem uso de logotipos comerciais. A prioridade é garantir que o máximo de pessoas experimentem a magia das Olimpíadas — disse em nota Timo Lumme, Diretor de Televisão e Marketing do COI.

Pequim em números: 

  • 137 mil quilômetros percorridos pela Tocha Olímpica
  • Três Vilas Olímpicas (Pequim, Hong Kong e Qingdao) 
  • 11.128 atletas 
  • 38 modalidades esportivas 
  • 37 locais de competição (31 em Pequim) 
  • 639 atletas da China, a maior delegação da história dos Jogos 
  • 2.924 árbitros 
  • 74.615 voluntários olímpicos (935 estrangeiros) 
  • 3.223 profissionais da área médica 
  • 110 mil militares treinados para garantir a segurança 
  • 3 mil medalhas a serem distribuídas 
  • US$ 2,2 bilhões arrecadados com a venda de ingressos 
  • US$ 2 bilhões gastos na organização dos Jogos