A arte livre dos presos políticos por detrás das grades da ditadura dos anos de 1970 no Brasil


10/05/2023


Por Maria Luiza Busse, diretora de Cultura da ABI

A exposição Imagem- Testemunho: Experiências Artísticas de Presos Políticos na Ditadura Civil-Militar está em cartaz no Centro MariAntonia da USP, São Paulo, capital.

São 41 pinturas, gravuras e desenhos de homens e mulheres que transformaram suas celas em ateliês como forma de resistência e sopro de vida para enfrentar a barbárie física e psicológica a que eram submetidos e submetidas. Imagem-Testemunho: Experiências Artísticas de Presos Políticos na Ditadura Civil-Militar, em parceria com o Memorial da Resistência, reúne o material artístico que foi produzido nos presídios Tiradentes, Carandiru, Penitenciária Feminina, Hipódromo, Barro Branco e dentro do próprio Dops, Departamento de Ordem Política e Social. A mostra tem curadoria da professora Priscila Arantes, crítica de arte e vice-presidente da Associação Brasileira de Críticos de Arte-ABCA. De acordo com José Lira, diretor do Centro MariAntonia, a exposição é oportuna neste momento de violência social e política que o Brasil vem atravessando:_ “é imprescindível retornarmos ao testemunho dos que ousaram se levantar contra a tirania, pois sua voz, seu olhar, suas mãos, seus corpos, muitas vezes fustigados pelo aparato repressivo do regime, guardam tesouros da memória e da imaginação sociais”.

A exposição conta ainda com mostra de vídeo com o depoimento de sete artistas que relatam suas histórias para o Museu da Pessoa.

Imagem- Testemunho: Experiências Artísticas de Presos Políticos na Ditadura Civil-Militar fica em cartaz até 10 de dezembro, de terça-feira a domingo e feriados, das 10 às 18 horas, no Centro MariAntonia da USP, rua Maria Antonia, 258, Vila Buarque, próximo às estações Santa Cecília e Higienópolis-Mackenzie do Metrô, São Paulo, capital. Entrada gratuita.