A América Latina em cartaz no Cine ABI


19/05/2009


O Cine ABI, em parceria com o Cineclube da Casa da América Latina, reinicia as atividades nesta quinta-feira, dia 21, às 19h, na Sala Belisário de Souza, no 7º andar do edifício-sede da ABI (Rua Araújo Porto Alegre, 71, Centro do Rio) com a apresentação do documentário “Bolívia, a guerra do gás”, do cineasta argentino Carlos Pronzato.

O evento inaugura a mostra temática sobre a América Latina, que exibirá diversos filmes, como “Memória do Subdesenvolvimento”, um dos principais registros do cinema cubano sobre a sua revolução socialista, e o clássico “Estado de sítio”, de Costa Gravas, retrato minucioso da participação dos Estados Unidos nas ditaduras militares da América Latina nas décadas de 1960 e 1970.

Em outubro de 2003, em meio a uma crise social e econômica, a Bolívia vivenciou a denominada guerra do gás, conflito que resultou em dezenas de mortos e centenas de feridos, durante a insurreição popular contra a decisão do Governo de exportar gás aos EUA, por um porto chileno. O episódio ocasionou a renúncia do então Presidente Gonzalo Sanchez de Lozada.

“Bolívia, a guerra do gás” resgata os fatos a partir dos depoimentos de seus principais protagonistas e imagens de arquivo.