Pesquisa divulgada nesta terça-feira, 10 de abril, pelo IBOPE Nielsen Oline, aponta que, no Brasil, o número total de pessoas com acesso à internet em qualquer ambiente chegou a 79,9 milhões no quarto trimestre de 2011.
O crescimento foi de 2% em relação ao trimestre anterior, 8% em relação ao mesmo período do ano passado e 19% em comparação a 2009. A pesquisa foi feita com base em ambientes como domicílios, escolas, trabalho e lan houses, entre outros locais.
Segundo o estudo, o uso da internet em casa ou no ambiente de trabalho também apresentou crescimento em 2012. No primeiro trimestre, 66 milhões de pessoas acessaram a rede nos ambientes citados.
O número registrado de usuários em fevereiro foi de 48,7 milhões de internautas, o que representa um aumento equivalente a 2,5% em comparação ao mês de janeiro; de 18% sobre os 41,4 milhões em fevereiro de 2011; e de 33% sobre os 36,7 milhões de acessos em fevereiro de 2010.
As categorias com maior crescimento mensal do número de usuários únicos em fevereiro foram Informações Corporativas, com crescimento de 3,3%; e Educação e Carreiras, com evolução de 3,1%. Em Educação e Carreiras, cresceu o uso de sites de empregos e, principalmente, a procura por sítios de pesquisa escolar.
Usando como base somente o uso da internet em casa, o estudo indica que há 62,6 milhões de brasileiros que moram em residências em que há um computador com acesso à rede. Desse total de indivíduos que fazem uso domiciliar da internet 39,7 milhões de usuários acessaram ativamente a web em fevereiro de 2012.
De acordo com a pesquisa, uma das causas do crescimento do uso domiciliar da internet é o aumento do número de pessoas com serviço de banda larga. No Brasil, em dois anos, a quantidade de usuários ativos com mais de 2 MB cresceu mais de 300%, segundo a metodologia de aferição de velocidade de conexão utilizada pela Nielsen em oito países.