24/08/2022
Por Maria Luiza Busse, diretora de Cultura da ABI
Nesta quinta-feira (25), não se assuste se vir na Praça XV, centro do Rio, um moço de cartola e fraque pedalando uma bicicleta do século 19 e puxando um cortejo de outras magrelas deste século XXI. O desfile é para chamar o público a participar do Grito da Independência que vai lembrar os 200 anos em que o Brasil deixou de ser colônia de Portugal.
A partir das 8:30, o grupo que sai da Ilha de Paquetá vai percorrer a praça para divulgar a programação da Casa de Cultura José Bonifácio – Museu da Comunicação e Costumes onde serão realizados palestras e debates entre os dias 5 e 8 de setembro. O Museu está instalado na casa em que morou José Bonifácio de Andrada e Silva, o Patriarca da Independência, e foi fundado pelo jornalista e conselheiro da Associação Brasileira de Imprensa, Fichel Davit Chargel. Segundo Davit, o objetivo da curadoria é repensar o sentido da independência hoje.
Duas bicicletas dos anos de 1840, uma importada da Inglaterra, vão circular pelo espaço da estação de embarque dos barcos até às 13h30, quando então os ciclistas retornam a Paquetá. De 1833 a 1838 o estadista e ex-tutor do menino-imperador Pedro II, viveu na Ilha, na Praia da Guarda, onde faleceu.