04/11/2013
Por Mario Augusto Jakobskind e Daniel Mazola*
“A Comissão de Defesa da Liberdade de Imprensa e Direitos Humanos da ABI solidariza-se com Miguel do Rosário, que por escrever em seu blog Cafezinho em defesa do jornalista Rodrigo Viana está sendo processado pelo diretor executivo de jornalismo da Rede Globo, Ali Kamel.
Consideramos esta tipo de ação sem propósito e na prática de caráter punitivo em função de Rosário ter feito denúncias sobre sonegação fiscal que teria sido cometida pela empresa.
A Comissão entende que o tipo de ação proposta por Kamel, na prática se volta contra a liberdade de imprensa. Não tem sentido este tipo de ação por um comentário contrário a uma empresa, onde o jornalista que entrou com a ação, exerce o cargo de diretor executivo.
Esperamos que a Justiça leve em conta o caráter de tolhimento da liberdade de imprensa, direito fundamental para o exercício democrático e arquive o processo.”
*Mário Augusto Jakobskind é presidente da Comissão de Defesa da Liberdade de Imprensa e Direitos Humanos da ABI / Daniel Mazola é secretário da Comissão de Defesa da Liberdade de Imprensa e Direitos Humanos da ABI.