27/11/2020
O livro Torto Arado, elogiado romance de Itamar Vieira Junior (editora Todavia), ganhou o 62º Prêmio Jabuti na categoria romance literário, e Uma Mulher no Escuro, de Raphael Montes (Companhia das Letras), venceu o prêmio de romance de entretenimento. A Feira Literária das Periferias (Flup) ficou com o prêmio na categoria Inovação.
O prêmio Jabuti é organizado pela Câmara Brasileira do Livro com o propósito de premiar os melhores livros brasileiros em 2019. A personalidade literária homenageada este ano foi Adélia Prado e a escritora Nélida Piñon foi a vencedora de Literatura Crônica com Uma furtiva Lágrima. Os vencedores recebem o troféu Jabuti para o autor e a editora, e um prêmio no valor bruto de R$5 mil. A cerimônia virtual foi apresentada pela jornalista Maju Coutinho.
Lista dos Vencedores:
Literatura Romance Literário: Torto Arado, Itamar Vieira Júnior.
Literatura Quadrinhos: Silvestre, Wagner Willian.
Literatura Crônica: Uma furtiva lágrima, Nélida Piñon.
Literatura Juvenil: Palmares de Zumbi.
Literatura Infantil: Da minha janela, Otávio Júnior.
Literatura Poesia: Solo para vilarejo, Cida Pedrosa.
Literatura Conto – Urubus, Carla Bessa.
Literatura Romance de Entretenimento: Uma mulher no escuro, Raphael Montes.
Personalidade Literária: Adélia Prado.
Ensaio Artes: AI-5 50 anos ainda não terminou, Paulo Cesar Gomes, Gabriel Zacharias, Galciani Neves, Izabela Pucu, Alexandre Pedro.
Poesia-tradutora: André de Medeiros, Caroline Schroeder, Carolina de Angelis, Luise Malmaceda, Theo Monteiro, Pedro Borges, Paulo Miyada e Priscyla Gomes.
Biografia, Documentário e Reportagem: Escravidão: do primeiro leilão de cativos em Portugal até a morte de zumbi dos Palmares: volume 1, Laurentino Gomes.
Ciências: Futuro presente: o mundo movido à tecnologia, Guy Perelmuter.
Ciências Humanas: Pequeno manual antirracista, Djamila Ribeiro.
Ciências Sociais – 130 anos: Em busca da República, Edmar Bacha, José Murilo de Carvalho, Joaquim Falcão Marcelo Trindade, Simon Schwartzman e Pedro Malan.
Economia Criativa: Ecochefs: parceiros do agricultor, Instituto Maniva.
Eixo Livro: Penitentes – Dos ritos de sangue à fascinação do fim do mundo/ Capista – Luisa Malzoni, Isabel Santana Terron e Beatriz Matuck.
Ilustração: Cadê o livro que estava aqui?, Ilustrador(a):Jana Glatt Rozenbaum.
Projeto Gráfico: Arquiteturas contemporâneas no Paraguai – Responsável: Maria Cau Levy, Christian Salmeron, Ana David e André Stefanini.
Tradução: Bertold Brecht – tradutor, André Vallias.
Eixo Inovação-Fomento à Leitura: Flup – Festa Literária das Periferias – Júlio Ludemi.
Livro brasileiro publicado no exterior: Lorde, João Gilberto Noll.